Wednesday, May 06, 2009

INDICADORES




OS PRINCIPAIS INDÍCES DE PREÇOS NACIONAIS


IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo- É o indicador calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1979. O IPCA aponta mensalmente a variação do custo de vida média das famílias com renda mensal entre um e 40 salários mínimos, residentes nas 11 principais regiões metropolitanas do país. O período de coleta de preços se estende do dia 1º ao dia 30 de cada mês. O IBGE também divulga o IPCA-15, com a mesma forma de cálculo, porém com período de coleta do dia 15 do mês anterior a 15 do mês de referência. O IPCA é a "inflação oficial", usada como referência pelo Banco Central para as metas de variações de preço no país.

INPC- Índice Nacional de Preços ao Consumidor- Calculado pelo IBGE, difere do IPCA pela abrangência. O INPC calcula a variação do custo de vida médio das famílias com rendimentos mensais entre um e seis salários mínimos, cujo chefe é assalariado em sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das 11 regiões metropolitanas pesquisadas (Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Goiânia).

ICV / DIEESE- Índice do Custo de Vida- Elaborado pelo DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos, mede a variação do custo de vida das famílias com renda de 1 a 30 salários mínimos do município de São Paulo. O índice é calculado em três estratos distintos: 1 - Famílias com menor renda, 1 a 3 salários mínimos;2 - Famílias com renda intermediária, 1 a 5 salários mínimos (1/3) ; 3 - Famílias de maior poder aquisitivo, 1 a 30 salários mínimos (1/3) ; O Índice Geral abrange todas as famílias e o cálculo começou a ser efetuado pelo DIEESE em Janeiro de 1959.

IGP-DI-Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna- Índice que registra alterações de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais (consumidos pelas famílias) do dia 1º ao dia 30 do mês de referência. É calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-DI é o indexador das dívidas dos estados com a União. Também faz parte de uma cesta de índices usados para correção das tarifas de telefonia. O IGP-DI é composto por três outros indicadores: Índice de Preços por Atacado (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), com pesos de 60%, 30% e 10%, respectivamente. IGP-M- Índice Geral de Preços – Mercado- Calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o indicador possui a mesma metodologia do IGP-DI. A diferença se situa no período de cálculo: o IGP-M é pesquisado entre os dias 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência. O IGP-M é o indicador usado para a correção da maioria dos contratos de aluguel, tarifas de serviços públicos (como energia elétrica), TV por assinatura, outros preços administrados e contratos do mercado financeiro.

IPC-S- Índice de Preços ao Consumidor – Semanal- Calculado toda semana pela FGV, o IPC-S tem os preços levantados nas sete principais capitais do país (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), para famílias com renda mensal até 33 salários mínimos. No cálculo do índice, cada capital tem peso proporcional à sua população. Compõem o IPC-S 460 produtos, em sete categorias: alimentação, habitação, vestuário, saúde, educação, transporte e despesas diversas. È calculado com base nos preços coletados nos 30 dias até os dias 7, 15, 23 e 30 de cada mês, comparados aos coletados no mesmo período do mês anterior. IPC-Fipe- Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo-Um dos mais antigos indicadores de inflação do país sendo calculado desde janeiro de 1939 é elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O IPC-Fipe indica semanalmente a evolução do custo de vida das famílias paulistanas com renda entre um e 20 salários mínimos. O sistema de cálculo abrange um período total de oito semanas, a partir da divisão dos preços médios das quatro semanas de referência pelos preços médios das quatro semanas anteriores (base).

IPV-Índice de Preços no Varejo- É feito mensalmente pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio) com dados coletados junto a cerca de 2.000 estabelecimentos comerciais no município de São Paulo, abrangendo 21 segmentos varejistas e 450 subitens pesquisados. A pesquisa conta com uma amostra mensal de cercad de 105 mil tomadas de preços. Seu objetivo é o de acompanhar as variações relativas de preços praticados no comércio varejista em seus vários ramos de atividade e permitir o acompanhamento da variação de preços ao longo do tempo em diferentes setores do varejo e a análise da evolução dos custos ao consumidor por tipo de consumo.

1 Comments:

Blogger Flavets said...

olá
meu nome é Flávia e estou estudando para prestar concurso pra Engenheiro de Produção na Petrobrás. Minha formação é em Engenharia Química, mas tenho pós graduação em Administração Industrial que é voltada para Engenharia de Produção. Além disso minha experiência profissional é como engenheira de produção.

Um dos assuntos que estou estudando agora é economia e estou com uma questão de macroeconomia, como segue:

Questão: Se você souber qual é o valor do PNL e com base nele
quiser calcular a renda pessoal disponível, uma coisa que
você NÃO deverá fazer é:
(A) deduzir a depreciação;
(B) acrescentar os pagamentos de transferência feitos
pelo governo;
(C) deduzir os impostos comerciais indiretos;
(D) deduzir as taxas de seguro social;
(E) deduzir os lucros não distribuídos das empresas.

Minhas resposta é a "A", visto que o PNL é a própria depreciação, está correto pensar assim?

Agradeço se puder responder por e-mail: flabanin@gmail.com

3:51 PM  

Post a Comment

<< Home